Josué Neto destaca necessidade de políticas de prevenção do Alzheimer

O deputado estadual Josué Neto (PSD) destacou da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (7), a necessidade de implementação de políticas voltadas à prevenção do mal de Alzheimer. O parlamentar vai promover uma Sessão Especial na Casa Legislativa para discutir o assunto.

Josué Neto ressaltou ser fundamental o desenvolvimento de políticas preventivas que levem informações à população sobre o mal de Alzheimer, sobretudo às pessoas a partir dos trinta anos de idade. “Vamos estudar algumas sugestões para indicar ao governo”, revelou o deputado,

De acordo com o deputado, não é só o fator genético que causa o Alzheimer, mas também o estilo de vida que se leva. Conforme Josué, o mal de Alzheimer pode ser prevenido por meio da ingestão de uma alimentação saudável, da prática de atividades física e cerebral, entre outros hábitos.

Dados revelados pelo parlamentar indicam que hoje existem dois milhões de portadores do mal de Alzheimer no Brasil, e a cada ano surgem cem mil novos casos. A previsão, de acordo com Josué, é de que os números dobrem até 2030.

O terceiro vice-presidente da Aleam também registrou que o Governo do Estado, através da Universidade da Terceira Idade (Unati), já desenvolve diversas atividades voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida da população idosa.

O mal de Alzheimer, também conhecido como doença de Alzheimer, é uma patologia degenerativa e progressiva que provoca atrofia do cérebro, levando à demência em pacientes idosos, sobretudo acima dos 65 anos de idade.

Compartilhe...