Josué Neto pede mais rigor na fiscalização de embarcações

Foto: Filipe Augusto

O deputado Josué Neto (PSD) pediu mais rigor da Capitania dos Portos e Marinha na fiscalização de embarcações. A cobrança foi feita no Plenário da Assembleia Legislativa (Aleam), nesta quinta-feira (24), enquanto o deputado lamentava a morte de pelo menos 20 pessoas em um naufrágio no Rio Xingu, no Pará.

“Quero aqui me solidarizar com os familiares das vítimas e com o povo paraense, e pedir junto a capitania dos portos, braço amigo da nossa Marinha, no sentindo de fiscalizar nossas embarcações.Nossos rios são nossas estradas e nosso principal meio de transporte”, afirmou o deputado.

A embarcação saiu de Santarém com destino a cidade de Vitória do Xingu, com cerca de 50 pessoas (segundo o dono do barco), e naufragou na madrugada de quarta-feira (23). Até esta quinta 23 pessoas tinham sido resgatadas com vida, e 21 mortes foram confirmadas. Segundo relatos dos sobreviventes, chovia no momento do naufrágio, e o barco foi atingido por uma tromba d’água, fenômeno muito parecido com um pequeno tornado.

Apesar dos relatos atribuídos a um fenômeno natural, a Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon-Pa) informou que a empresa não estava legalizada para fazer o transporte de passageiros.

Compartilhe...