Projeto de Josué Neto visa aumentar estoque do banco de sangue do Hemoam

Foto: Filipe Augusto

O deputado Josué Neto (PSD) apresentou, nesta terça-feira, um Projeto de Lei que cria o Junho Vermelho de Conscientização à doação de sangue em todo o Amazonas. O objetivo do projeto, segundo o parlamentar, é manter o nível do banco de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) em níveis normais para facilitar o atendimento às necessidades da população e salvar vidas. 

De acordo com o deputado, o projeto tem os mesmos moldes da proposta apresentada pelo vereador Fred Mota (PR), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e também de projetos apresentados em outros Estados.

“Essa lei está em vigor em diversos Estados e estamos apresentando essa proposta de lei aqui porque entendo que, a partir dela, o Governo poderá realizar ações em todo o Amazonas, voltadas a conscientização em torno da necessidade de doação de sangue. Nós sabemos das dificuldades de manter o banco de sangue com estoque normal, principalmente em datas festivas. É comum vermos o banco de sangue  do Hemoam em níveis abaixo do normal”, afirmou.

Para Josué Neto, com boas ações de conscientização o Hemoam poderá alcançar níveis normais de estoques para atender com tranquilidade a população.  “Acredito que com essa iniciativa, a partir de 2019, teremos um bom nível de estoque para facilitar a vida das pessoas que precisarem de transfusão de sangue no nosso Estado”, disse.

A proposta deu entrada hoje na Assembleia e deverá ser encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Compartilhe...