PL de Josué Neto que visa aumentar estoque de sangue do Hemoam passa na CCJ

Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei  que cria o “Junho Vermelho”, um mês dedicado a conscientização da doação de sangue em todo o Amazonas. O objetivo do projeto, segundo o autor deputado estadual Josué Neto (PSD), é manter o nível do banco de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) em níveis normais para facilitar o atendimento às necessidades da população e salvar vidas.

Em janeiro deste ano, os estoques de sete dos oito grupos sanguíneos estavam abaixo do normal, e o órgão possuía pouco mais de 200 bolsas para atender pacientes de todo o Estado. Josué Neto afirmou que todos os anos é comum que o Hemoam realize campanhas de conscientização devido a baixa nos estoques de sangue no Hemoam.

“Essa lei está em vigor em diversos Estados e entendo que, a partir dela, o Governo poderá realizar ações em todo o Amazonas, voltadas a conscientização em torno da necessidade de doação de sangue. Nós sabemos das dificuldades de manter o banco de sangue com estoque normal, principalmente em datas festivas como o carnaval. É comum vermos o banco de sangue do Hemoam em níveis abaixo do normal”, afirmou.

A proposta foi aprovada na última quinta-feira (8) e foi encaminhada para a Gerência de Comissões. O projeto ainda deve passar pelas Comissões de Finanças e Serviços Públicos.

Compartilhe...