Deputados do Amazonas entregam a Rodrigo Maia manifesto de apoio ao PL da criação de novos municípios

Foto: Carlos Batista

Os deputados estaduais Josué Neto e Sidney Leite, ambos do PSD, entregaram ao Presidente da Câmara Federal, Deputado Rodrigo Maia, um manifesto do Movimento Emancipalista em apoio ao Projeto de Lei 137/2015. A proposta, que tramita na Câmara, devolve às Assembleias Legislativas de todo o país a competência de criar novos municípios através de plebiscitos e estudos de viabilidade.

O movimento é coordenado pelo presidente da Faddeam (Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalistas do Amazonas), João Tavares de Lima, mais conhecido como J.Lee, e visa a aprovação da proposta durante a votação que está prevista para o dia 15 de maio, próxima terça-feira.

O documento foi entregue junto com lideranças das comunidades que tem condições de se tornar municípios, como o representante Antônio Fábio, da Foz do Canumã.

O presidente da Câmara Rodrigo Maia confirmou que a proposta entrará na pauta de votação na terça-feira, dia 15.

Segundo Josué Neto a aprovação é uma necessidade de comunidades que precisam da sua independência e do seu orçamento para atender as necessidades da população.

“ Eu e o deputado Sidney Leite, apresentamos junto com o J. Lee, com o Reinaldo, e o Fábio do Canumã, entre outras lideranças desse movimento o nosso apoio para que esse projeto entre em pauta no próximo dia 15 de maio. Esse projeto assim que aprovado devolverá as Assembleias o poder da criação de novos municípios. Então, Canumã, Matupi, entre outras localidades, outras agrovilas como Caburi e Mocambu. Isso é realmente muito importante para esses distritos se tornarem independentes, e já é um anseio de milhares de amazonenses que vivem em comunidades de 6 mil, 7 mil ou 8 mil habitantes”, disse.

Segundo Josué Neto, pelo menos 14 distritos estão totalmente documentados e teriam condições de se tornar municípios, e outros 45 estão inscritos no Estado. Entre as comunidades que já tem condições de se tornar cidades estão: Puru-Puru e Janauacá (Careiro Castanho); Foz do Canumã e Axinim (Borba); Itapeaçu (Urucurituba); Novo Remanso (Itacoatiara); Matupi (Manicoré); Caviana (Manacapuru/Beruri); Campina do Norte (Manacapuru); Mocambo (Parintins) e Balbina (Presidente Figueiredo).

O documento foi entregue, na noite da última sexta-feira (11) durante evento político-partidário em que Rodrigo Maia, que é pré-candidato à presidência da República, ouviu demandas de políticos amazonenses. O evento ocorreu  no Dulcilas Festas e Convenções, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

Compartilhe...