Parlamento Jovem muda visão política de jovem deputada Luciana Marinho

Foto: Filipe Augusto

A estudante Luciana Marinho de Sousa, de 18 anos, e mais 23 jovens eleitos para a 11ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tomaram posse, nesta quarta-feira (16), em Sessão Solene no Plenário Ruy Araújo.  Os 24 parlamentares jovens e seus suplentes, eleitos nas escolas públicas do Estado, vivenciarão nos próximos dias as responsabilidades de serem verdadeiros deputados estaduais.

Minutos antes do evento de tomar posse no cargo de deputada estudante, Luciana contou que os estudantes passaram pó um treinamento para conhecer como funcionam as atividades no Parlamento e afirmou que isso mudou seu ponto de vista sobre a política.

“Eu não conhecia o Parlamento e tem sido muito bom. Minha visão mudou muito. Eu tinha uma visão de que não era bom votar, e que político não prestava. A partir do momento que eu entrei aqui eu vi que existe um processo, existem regras, e as pessoas aqui são como nós. Tem pessoas de bom caráter, e isso vai de cada um. São pessoas que realmente se preocupam conosco. O que eu aprendi aqui eu vou levar pra vida”, disse.

Luciana, que é aluna finalista e cursa o 3º ano na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Lecita Fonseca Ramos, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona norte, foi sorteada para ser representante do deputado estadual Josué Neto (PSD), o chamado “deputado-padrinho”.  Ela afirmou que sonha em cursar medicina, e é por causa desse sonho que ela apresentará durante o Parlamento Jovem um projeto voltado para os atendimentos de saúde.

Para o deputado Josué Neto (PSD) o Programa é uma oportunidade única dos jovens desenvolverem o senso crítico, compreenderem a democracia e a importância da participação de cada um no processo político. “Isto é fundamental para que a juventude comece a desenvolver sua própria perspectiva de futuro, procurando escolher sua carreira profissional a partir de um conhecimento crítico da sociedade”, afirmou. O deputado ficou muito feliz com sua representante.

Nos próximos dias, os 24 estudantes titulares e seus suplentes irão acompanhar as atividades legislativas e elaborar projetos de lei, que se aprovados poderão virar propostas de verdade. Um dos projetos será escolhido para representar o Amazonas na Câmara de Deputados, no Parlamento Jovem Nacional.

Desde a primeira edição do Parlamento Jovem, pelo menos 645 mil alunos das redes pública e privada participaram do programa “Parlamento Jovem”, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Aleam. Hoje o programa está presente em 15 municípios diferentes no Amazonas.

Compartilhe...