Jornalista Celes Borges é a mais nova cidadã do Amazonas

Ao Centro a jornalista Celes Borges segurando o Título de Cidadã do Amazonas. Foto: Filipe Augusto

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu, nesta quinta-feira (2), o Título de Cidadã do Amazonas à jornalista Celes Borges. A homenagem atende proposta do deputado estadual Josué Neto (PSD) e foi realizada no Plenário Ruy Araújo com a presença de deputados e demais autoridades, além de amigos e familiares da homenageada.

Em seu discurso, o deputado Josué Neto disse que além do reconhecimento ao trabalho que a jornalista desenvolveu ao longo de 40 anos de atuação no Amazonas, a entrega do título foi uma homenagem pessoal a uma pessoa muito querida por ele.

“Ela desenvolveu um trabalho que é exemplo para muitos jornalistas. É uma pessoa por quem tenho muito carinho, que sempre foi muito correta, com uma grande experiência e que continua a dar sua contribuição para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Os deputados Serafim Corrêa (PSB), Ricardo Nicolau (PSD), Adjuto Afonso (PDT), Orlando Cidade (PTN) e Belarmino Lins (PROS) também prestaram sua homenagem à Celes Borges.

“Eu só tenho a agradecer o nobre deputado, filho, menino, sobrinho,  Josué, autor dessa emoção que estou sentindo agora. E quero agradecer muito a Deus por me permitir viver esse momento e consagrar esse sentimento que eu já tinha por dentro que é o de ser amazonense”, afirmou a jornalista em seu discurso.

Também participaram da solenidade a secretária de Estado de Administração, Angela Bulbol, subsecretária de Comunicação da Prefeitura de Manaus, Eleandra Andrade, secretário estadual de Cultura, Denilson Novo, o juiz, Cássio Borges, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), Marco Aurélio Choy, a jornalista e apresentadora Baby Rizzato, a jornalista Hemengarda Junqueira além de amigos e familiares de Celes Borges.

Celes Borges nasceu na cidade de São Luís do Maranhão, em 1947. A jornalista iniciou sua carreira no magistério e foi a responsável pela criação do sistema de telessalas – que deu origem à metodologia de educação à distância – quando ainda era professora.

Já na carreira de jornalista, Borges foi responsável pela primeira Secretaria de Comunicação de Manaus na gestão do então prefeito Manoel Ribeiro. Recebeu prêmios e homenagens, como o de melhor diretora de telejornalismo concedido pelo Sindicato de Radialistas do Amazonas em 1976 e 1977, e o prêmio de destaque da comunicação pelo FIEAM-SESI-SENAI em 1978, no Rio Grande do Sul.

Borges já atuou como repórter, locutora, apresentadora, produtora e chefe de jornalismo da Rede Amazônica. Também foi secretária estadual e municipal de comunicação, assessora de comunicação da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), secretária municipal de humanização, chefe da Agência de Comunicação do Estado e presidente da TV Cultura do Amazonas.

O TÍTULO

O Título de Cidadão do Amazonas tem como finalidade homenagear personalidades que tenham prestado ao Estado, e ao povo, relevantes serviços, em qualquer campo de atividade, pessoal e diretamente.

 

Compartilhe...