Aprovado PL de Josué que torna Festival de Nova Olinda do Norte Patrimônio Cultural do Amazonas

Foto: Filipe Augusto

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Josué Neto (PSD) que torna o Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte em Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas.

Segundo o parlamentar, a proposta ainda vai passar pela sanção do Governo do Estado e precisa ser publicada no Diário Oficial para entrar em vigor. Ele explicou que o título reconhece o festival como uma expressão cultural legítima do Estado e facilita a captação de recursos públicos para a realização do festival.

“A população de Nova Olinda tem no festival folclórico a sua grande inspiração popular de arte de folclórica e práticas saudáveis para a juventude e agora com a sanção do governador para esse projeto o Festival terá muito mais facilidade para arrecadar recursos para a sua realização”, disse.

Ao defender o projeto no Plenário do Parlamento durante a votação, Josué Neto disse que a festa é essencial para o município por promover a cultura, servir de alternativa de integração dos jovens e geração de emprego e renda da cidade.

“Quem não conhece diz: pra quê festa? Mas nesses eventos vários jovens estão praticando dança, música, ensaiando de forma saudável. Há a movimentação da economia onde dezenas de costureiras e artistas plásticos tem a chance de garantir o sustento das suas famílias. Não é só a festa, existe a geração de postos de trabalho, a economia circulando, e as pessoas ganhando o seu sustento”, afirmou.

Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte

O Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro e foi realizado novo Centro de Convenções de Nova Olinda do Norte.

Em seu discurso, Josué também ressaltou o trabalho do Prefeito Adenilson Reis para a realização da festa e do deputado federal Átila Lins para a conclusão do Centro Cultural onde foi realizado o evento este ano.

No plenário, os deputados Sinésio Campos (PT) e Belarmino Lins (PP) parabenizaram Josué Neto pela proposta e ressaltaram a importância do festival para o município.

Compartilhe...