Aleam reconhece importância do trabalho do médico Silas Avelar para o Amazonas

Foto: Joel Arthus

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entregou, nesta sexta-feira (12), o Título de Cidadão do Amazonas ao cirurgião cardiovascular Silas Fernandes de Avelar, em reconhecimento ao trabalho que o médico vem desenvolvendo no Amazonas nos últimos 12 anos.

“Esta Casa se sente com o sentimento de dever cumprido em fazer essa justa homenagem a quem nasceu com o dom de salvar vidas. Obrigado por ter escolhido o Amazonas para viver, morar e exercer um trabalho digno que faz bem à nossa sociedade. Parabéns e seja bem vindo novo caboclo amazonense ao novo berço da sua vida”, disse Josué Neto, autor do projeto que propôs a homenagem.

O médico Silas Avelar, é natural de Ceres, interior de Goiás, mas mora há 12 anos no Amazonas, onde já realizou mais de seis mil cirurgias, sendo destaque em procedimentos nunca realizados na capital amazonense.

Em seu discurso, o médico agradeceu ao deputado Josué pela homenagem e a todos seus familiares, amigos e pacientes. “Quero agradecer esse reconhecimento, agradecer à minha família, as pessoas que trabalham comigo, toda minha equipe e agradecer aos meus pacientes em especial”, disse.

Silas também falou sobre a importância da sua especialidade para diversas áreas da medicina. Segundo ele, a cirurgia cardiovascular introduziu técnicas, conceitos, expertises em muitas outras áreas, citando que a circulação extracorpórea (substituição temporária das funções de órgãos vitais de um paciente, como coração e pulmão, quando eles estão inoperantes durante uma complexa cirurgia cardíaca, por exemplo), “é um avanço tão significativo como a ida do homem à lua”.

 

Participaram da Sessão a deputada Alessandra Campêlo (MDB), o deputado Belarmino Lins (PROS), além de familiares, amigos e pacientes do médico, dentre eles, o ex-deputado estadual, Nonato Lopes e o Subsecretário Municipal de Gestão de Limpeza Pública, Eisenhower Pereira Campos, que representava o prefeito Arthur Neto, na solenidade.

Este último destacou a competência do profissional. “Agora dia 14 completam três anos que fui operado pelo doutor e me sinto muito grato e emocionado nesta ocasião. Existem dois cirurgiões mais importantes no Brasil, sendo que o Silas é o melhor. Quero parabenizar esta Casa e dizer que é a mais verdadeira e justa homenagem que já se prestou aqui a um profissional discreto, que vive para o trabalho, família e exerce a medicina como um sacerdócio”, destacou Eisenhower.

O Título de Cidadão do Amazonas visa homenagear personalidades que tenham prestado ao Estado, e ao povo, relevantes serviços, em qualquer campo de atividade, pessoal e diretamente. A entrega da honraria foi aprovada por unanimidade em novembro do ano passado.

Compartilhe...