“Assembleia é a instituição política que mais atua no Amazonas”, afirma Josué Neto

Foto: Joel Arthus

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto, disse nesta terça-feira (4), durante entrevista à Rádio Mix, que o Parlamento é a instituição que mais atua no Amazonas e que em menos de cinco meses já ajudou a solucionar pelo menos três grandes crises no Estado.

“Hoje a Assembleia é a instituição política que mais atua no Estado do Amazonas. Os principais temas do nosso Estado e da nossa cidade são debatidos na Assembleia. Temos contribuído no sentido de abrir o debate para que o povo do Amazonas tenha as informações necessárias das pessoas que tem responsabilidade sobre o tema”, disse.

Segundo ele, o Parlamento ajudou a solucionar as crises da saúde, educação e recentemente da segurança.

No início do ano, quando médicos, servidores e fornecedores da Saúde do Estado ameaçaram uma paralisação a Assembleia construiu uma proposta para direcionar recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas) para pagar médicos e fornecedores, o que pôs fim na paralisação.

Em abril, após 30 dias de greve dos professores a Assembleia passou a intermediar o acordo que pôs fim à paralisação. “Trouxemos todas as reivindicações dos educadores para uma mesa de debate. O Executivo participou ativamente dos debates por meio da Sefaz, e do secretário Alex Del Giglio, e conseguimos chegar a um consenso. A Assembleia participou como protagonista nessa negociação para o fim da greve dos professores”, afirmou.

Recentemente, quando ocorreu a crise no sistema prisional com a morte de 55 presos, Josué Neto, que estava como governador em exercício, convocou o gabinete de crise e sugeriu soluções para garantir a segurança da população, como o reforço do policiamento nas ruas, que quase dobrou o número de policiais, e a criação do Comitê Permanente de Gestão do Sistema Prisional.

Democracia

Ele afirmou ainda que a Assembleia também tem garantido voz a todos independente de orientação política. “A Assembleia Legislativa tem dado mesmo nesse momento de crise, mesmo nesse momento em que a sociedade não acredita nos políticos, a nossa casa Assembleia Legislativa tem atuado bastante junto a sociedade levado as informações e debatido os problemas em um ambiente democrático com a participação da oposição com os deputados de centro e com os deputados de direita”, afirmou.

Compartilhe...