Copa do Mundo

Na semana passada a Assembleia Legislativa concedeu a Medalha Ruy Araújo a um dos homens mais importantes na história dos esportes no Amazonas, no Brasil e no mundo. Trata-se do amazonense dr. Roberto Gesta de Melo. As homenagens que recebeu por sua atuação nos esportes em nível mundial também são muitas e todas relevantes.

Mas creio que a homenagem mais importante é esta, dada pelo seu povo, através dos seus representantes. Foi aqui no Amazonas, na sua Manaus, que ele começou o trabalho grandioso pelos esportes. Depois se destacou no Brasil e ganhou a América do Sul e o mundo.

Mas este homem, que foi o grande incentivador da conclusão da Vila Olímpica de Manaus, que se tornou referência mundial no período de 1995 a 2002, hoje acompanha os rumos que os esportes tomaram, abandonando as periferias para se elitizar nas academias.

Ele sabe que é na periferia que os talentos esportivos mais surgem. É lá que as crianças, adolescentes e jovens convivem com maiores dificuldades e quando se destacam é porque são realmente talentosos.

Por isso, Roberto Gesta ainda sonha com um projeto de Copa do Mundo voltado para a reativação dos esportes nos bairros de Manaus e no interior. Concordo com ele. A Copa do Mundo deve ser um projeto indutor dos esportes, uma vitrine para o Amazonas mostrar seus talentos esportivos ao mundo. E não só mostrar talentos do mundo para os amazonenses.

Concordo quando ele diz que ainda há tempo para se iniciar um trabalho desses. É preciso que os nossos dirigentes esportivos atuais coloquem o interesse coletivo acima dos interesses pessoais e se juntem aos gestores públicos para um mutirão pelos esportes.

Temos uma boa infraestrutura montada em escolas e minicentros esportivos nos bairros. Precisam de alguns reparos, pequenas reformas e teremos condições de promover boas competições. O governo pode ser o vetor para ativar essa demanda. A Assembleia Legislativa está aberta para as discussões e encaminhamentos.

Temos o professor com experiência, com interesse e com prestígio mundial para alavancar o trabalho. Até a próxima semana com a Graça de Deus!

Receba nossas notícias atualizadas

No spam guarantee.

Compartilhe...

tv josué neto

Arquivos