“A mulher exerce um papel fundamental na nossa sociedade”, diz Josué Neto em homenagem ao dia da mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) promoveu nesta terça-feira (8) uma palestra e uma sessão especial em homenagem às mulheres. Na abertura das atividades, o presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto (PSD), fez um convite a reflexão sobre o importante papel que a mulher desempenha na formação de um indivíduo, e sobre a necessidade de avançar ainda mais na defesa dos direitos da mulher.

“Eu acredito muito na educação familiar e a mulher tem total importância e participação na educação que é passada dentro de casa. A mãe continua sendo essa pessoa tão importante para a sociedade porque a educação começa dentro de casa, e esse papel de grande responsabilidade na maioria dos lares fica para a mulher”, disse.

Em seu discurso, Josué Neto admitiu que existem muitos avanças como a redução da diferença salarial entre homem e mulher, que há 20 anos atrás, segundo ele, era muito maior. O presidente destacou que o Parlamento tem lutado contra as diferenças entre os sexos, debatendo o tema e criando leis que garantem a defesa dos direitos da mulher, e que na própria Assembleia reforçar a igualdade de gêneros.

“Não só neste dia, mas em todos os outros, a Aleam reforça a igualdade de direitos entre os sexos. Entendemos a importância de mostrar a todos, que as conquistas das mulheres até hoje, não foram em vão. Ainda temos muita estrada para percorrer, mas já houve grandes passos”, disse o presidente, parabenizando em seguida todas as mulheres presentes.

Após o discurso, a Juíza da 1ª Vara de Manacapuru, Vanessa Leite Mota, ministrou a palestra “O papel da mulher no judiciário e o combate à violência doméstica” onde abordou a participação da mulher no judiciário. Segundo ela, “dos 148 juízes no Amazonas, apenas 59 são mulheres, mesmo as mulheres sendo maioria nas universidades”. A juíza também abordou legislações que garantem os direitos das mulheres, como a Constituição Federal e a Lei Maria da Penha.

Durante o evento também foram entregues Diplomas de Honra ao Mérito a mulheres que foram destaques em suas áreas de atuação, entre elas a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti Monteiro; a juíza de Direito do TJAM, Vanessa Leite Mota; e a diretora da Escola de Serviço Público Municipal, Luíza Maria Bessa Rebelo.

 

 

Compartilhe...