Deputado Josué Neto apoia Dia “D” de Combate ao HPV em Iranduba

O deputado Josué Neto (PSD) participou, na manhã deste sábado (11),   do Lançamento do Dia “D” de Combate ao HPV (Vírus do Papiloma Humano), no município de Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus). O vírus é o causador do câncer de colo de útero, doença que mata em média 250 mulheres por ano no Amazonas, e seis mil em todo o país.

Durante o evento o parlamentar convidou a população a participar da grande mobilização de combate ao HPV no Estado, pois o câncer pode ser prevenido com a vacinação, evitando que futuramente mulheres sofram com a doença.

“O Estado do Amazonas tem um dos maiores índices de câncer de colo de útero do país. Cerca de 250 mulheres morrem por ano no Amazonas vítimas desse câncer. Por isso hoje precisamos fazer germinar aqui a sementinha da esperança, e da prevenção, para que esse mal que acomete nossa população seja extinto, e a nossa gente possa viver melhor e com saúde aqui no nosso Amazonas”, disse.

Para mobilizar a população de Iranduba e alertar sobre a importância da vacinação, dos cuidados preventivos e do diagnóstico precoce da doença, a Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) organizou uma grande caminhada pelas ruas do município. Participaram da caminhada o vice-governador do Estado, Henrique Oliveira (SDD), a médica ginecologista da, Mônica Bandeira de Melo, idealizadora do projeto de vacinação de adolescentes contra o HPV, além de secretários, deputados, e moradores do município.

Por ano, somente no Brasil, quase 6 mil mulheres morrem por esse tipo de câncer e outros 16 mil casos novos são descobertos. Em 2016, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) registrou 250 óbitos de mulheres com  câncer de colo uterino.  Número relativamente menor ao de 2013, quando a campanha de vacinação foi iniciada, e 279 casos foram registrados.

Receba nossas notícias atualizadas

No spam guarantee.

Compartilhe...

tv josué neto

Arquivos