Josué Neto homenageia professor Valter Menezes indicado ao ‘Prêmio Nobel’ da Educação

Uma placa de reconhecimento ao trabalho do professor foi entregue pelos deputados no Plenário. (Foto: Filipe Augusto)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta, nesta terça-feira (14), uma Sessão Especial em homenagem ao professor Valter Pereira de Menezes, primeiro amazonense da história indicado ao Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação. A homenagem atende requerimento do deputado estadual Josué Neto (PSD), e aconteceu no Plenário Ruy Araújo, na sede do Parlamento.

De acordo com o Deputado, o professor Valter Menezes desenvolveu um projeto escolar que mudou a vida da Comunidade Tracajá localizado na zona rural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Trata-se de um conjunto de medidas que tem evitado a contaminação da água e do solo com parasitas que causam verminoses e doenças como Hepatite A. As medidas incluem a instalação de 180 filtros bioativos de areia em casas de famílias ribeirinhas e a construção de fossas biológicas de bananeiras, que são revestidas para isolar os dejetos humanos do lençol freático e filtrar a água através da bananeira, além da construção de banheiros. A instalação das fossas mobilizou toda a comunidade.

Exemplo de uma das 20 fossas ecológicas instaladas até agora na comunidade. (Imagem: Arquivo/Valter Menezes)

“Água limpa para os curumins do Tracajá”

O projeto intitulado “Água limpa para os curumins do Tracajá” foi escolhido como uma das 50 melhores iniciativas educacionais do mundo. Uma nova seleção será feita em Dubai, nos Emirados Árabes, na sexta-feira (17). O professor vencedor recebe um prêmio de US$ 1 milhão. Mais de quatro mil trabalhos foram inscritos este ano.

“Uma frase de Confúcio diz: escolha um trabalho que você ame, e não terá que trabalhar um único dia da sua vida. Isso representa bem o trabalho do professor Valter Menezes que está concorrendo a um prêmio mundial, considerado o Prêmio Nobel da Educação. É uma alegria termos um amazonense nos representando mundialmente, e essa foi a forma que encontramos de reconhecer esse trabalho”, afirmou o deputado Josué Neto.

Durante o evento, o presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSD) também homenageou o professor: “a Assembleia Legislativa compartilha dessa homenagem e reconhece o seu valor professor. Parabéns pelo seu trabalho”.

Após o evento, o professor Valter Menezes disse estar honrado com a homenagem “Sou muito grato pela homenagem, muito grato ao deputado Josué Neto, que é um deputado que conhece nossa comunidade, conhece Parintins, e esse reconhecimento é uma forma de incentivo para nós professores, porque mostra que um homem da floresta também é capaz de fazer uma educação de qualidade”, afirmou.

Embaixador Varkey

Por ter sido indicado entre as 50 melhores iniciativas educacionais do mundo, o professor Valter Menezes será nomeado embaixador Varkey em Dubai, sendo o quarto embaixador brasileiro nomeado nessa categoria.

Receba nossas notícias atualizadas

No spam guarantee.

Compartilhe...

tv josué neto

Arquivos