Josué participa do EcoFestival e anuncia recursos para alavancar turismo em Novo Airão

Foto: Joel Arthus

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, anunciou neste sábado (16) que destinará R$ 1 milhão em emendas parlamentares para ações que ajudem a alavancar o turismo em Novo Airão (a 190 KM de Manaus). Josué esteve no município participando do 22º Eco Festival do Peixe-Boi.

“Estar participando desse Festival Folclórico é realmente muito importante. Importante porque não é apenas uma festa. É um momento em que a juventude pode colocar pra fora sua veia artística, manter a nossa cultura, nossos costumes, nossa culinária, nossa fauna, nossa flora. Isso a gente tem que divulgar e tem que fomentar, dar essa oportunidade ao povo novoairense de poder vender, consumir, trazer pra cá turistas de vários locais do Brasil e também dos manauaras.

As emendas, segundo Josué, também serão destinadas a cursos de qualificação dos profissionais do setor – que irá contribuir para a melhoria da qualidade na prestação de serviços ofertados aos turistas durante os eventos na cidade. “A gente já está conversando com o Cetam pra trazer pra cá (Novo Airão) cursos e qualificar os trabalhadores homens e mulheres para cursos direcionados para a área do turismo. A gente precisa qualificar nossa mão de obra do município de Novo Airão para atender bem os turistas”, afirmou.

Segundo ele, investimentos em infraestrutura que facilitem o acesso dos turistas aos principais destinos de Novo Airão aliados a estratégias de ecoturismo – que conscientizam sobre a importância da preservação à natureza – podem transformar Novo Airão em um dos melhores destinos turísticos do Brasil. “Novo Airão já é um município que deu certo turisticamente mas precisa de investimentos. Precisamos chamar a atenção da iniciativa privada para desenvolver aqui infraestruturas que possam atender o turista como praças, restaurantes, locais que tornem o município ainda mais atrativo”, disse.

Estrada

Durante a festa, o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, agradeceu o apoio que Josué Neto tem dado a Novo Airão, principalmente por atuar junto ao Governo do Estado e à Seinfra pela recuperação da estrada para o festival.

Josué Neto fez um requerimento ao Executivo pedindo a recuperação da estrada AM-352 – que liga Manacapuru a Novo Airão – antes do Eco Festival, solicitação que segundo o deputado foi atendida em tempo recorde.  “Solicitamos que a Seinfra realizasse uma operação tapa-buracos na estrada e em cerca de 6 dias esses buracos foram tampados, um tempo recorde. A gente tem feito o possível pra estar ao lado do Governo e dar apoio a população de Novo Airão para desenvolver ainda mais esse grande potencial turístico”, disse.

O Eco Festival

Visitantes da capital amazonense e de diversas partes do país estiveram no município para assistir a disputa cultural entre as agremiações do Peixe-Boi Anavilhanas e do Peixe-Boi Jaú no EcoFestival do Peixe-Boi, o maior evento ecológico do Amazonas.

As nomenclaturas das agremiações foram inspiradas nas reservas ecológicas localizadas no município: Parque Nacional de Anavilhanas e Parque Nacional do Jaú.

Foto: Joel Arthus

Novo Airão

Novo Airão é um dos poucos municípios do mundo a possuir dois Parques Nacionais: Anavilhanas, que é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo com mais de 400 ilhas e o Parque do Jaú, a maior área de conservação dentro de um único país. O município também se destaca pelo artesanato e pelas

Receba nossas notícias atualizadas

No spam guarantee.

Compartilhe...

tv josué neto

Arquivos